É possível uma filosofia latino-americana?
Considerando a leitura dos textos apresentados no AVA, bem como o problema levantado, temos que nos perguntar: Para ser chamada de latino-americana, a filosofia precisa tratar de um problema especificamente local? Ou, a filosofia que trata de problemas universais, mas que é feita aqui na América Latina, mesmo que seja a partir de pensadores indo-europeus, também pode ser chamada de autêntica, original, de latino-americana? Antes de mais nada, é curioso pensar que muitas p e ssoas e rroneamente pensam que não existe filosofia na A mérica Latina ou Brasil. É diferente quando falamos de uma filosofia já consolidada, de descendência europeia, com um público já familiarizado e cativo a esta linha. Assim, a questão é tão importante de ser levantada que um dos primeiros problemas que encontramos é definir se é possível conferir a filosofia latino-americana sua própria existência e presença . Por isto mesmo, a q...