Postagens

Mostrando postagens de junho, 2019

É possível uma filosofia latino-americana?

Considerando a leitura dos textos apresentados no AVA, bem como o problema levantado, temos que nos perguntar:  Para ser chamada de latino-americana, a filosofia precisa tratar de um problema especificamente local? Ou, a filosofia que trata de problemas universais, mas que é feita aqui na América Latina, mesmo que seja a partir de pensadores indo-europeus, também pode ser chamada de autêntica, original, de latino-americana?   Antes de mais nada, é  curioso pensar que muitas  p e ssoas e rroneamente pensam que não existe filosofia na A mérica Latina ou  Brasil. É diferente quando falamos de uma filosofia já consolidada,  de descendência europeia,  com um público  já familiarizado e  cativo  a esta linha. Assim, a questão é tão importante de ser levantada que um dos primeiros problemas que encontramos é definir se é possível conferir a filosofia latino-americana sua  própria existência e presença . Por isto mesmo, a q...